quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Obama " O Escolhido"


Barack Obama, 47 anos, senador de Illinois, fez história ao ser eleito o primeiro negro presidente dos Estados Unidos. Filho de pai queniano e de mãe branca do Kansas, dotado de um forte carisma, foi a estrela incontestável da convenção democrata de 2004 e fez um discurso considerado histórico na convenção deste ano, quando foi indicado pelo partido para disputar a presidência.
» Veja fotos da vitória de Obama » Obama é eleito o 1º presidente negro dos EUA » McCain admite derrota e parabeniza Obama » Veja como foram outras eleições nos EUA
Nacido en Honolulu, no Havaí, e criado entre os Estados Unidos e a Indonésia, conhece tanto os cenários do poder e dos privilegiados nos Estados Unidos, como os bairros mais pobres. É visto por seus partidários e por boa parcela da opinião pública mundial como uma possibilidade de mudança da postura americana em relação ao mundo. A "Obamania" conquistou o apoio da maior estrela da TV americana - a apresentadora Oprah Winfrey, e de diversas outras celebridades.
Sua adolescência no Havaí foi marcada tanto por uma trajetória escolar destacada como anos de rebeldia e envolvimento com drogas. A vida acadêmica foi marcada pela passagem por Harvard, onde conviveu com muitos daqueles que formariam a elite do país. Formado em Direito, trabalhou em um escritório de advocacia em Chicago, onde também foi professor de Direito Constitucional na Universidade de Chicago.
Em 1996, foi eleito para o Parlamento estadual representando Hyde Park - região em South Side, Chicago, onde estão localizados bairros bastante pobres. Em 2005, assumiu uma cadeira no Senado dos Estados Unidos. Lá, integrou diversas comissões e obteve destaque por sua atuação, o que lhe permitiu postular a candidatura à presidência da República, em fevereiro de 2007.
A indicação veio após uma dura disputa com a senador Hillary Clinton durante as primárias. Antes disso, no dia 4 de junho, após ter vencido Hillary no Estado de Montana, assimiu-se como o candidato democrata às eleições. Antes disso, durante a briga pela indicação, envolveu-se em polêmicas em razão de ter participado da igreja do pastor Jeremiah Wright Jr., considerado um racista negro, e também por seu pai ser um muçulmano.
Como candidato, as maiores críticas que Obama sofreu foi em razão da sua inexperiência política. Seu adversário, o republicano John McCain, declarou inúmeras vezes que Obama não está preparado para governar os Estados Unidos. Para McCain, Obama fala de política externa sem ter experiência no assunto. Obama, por sua vez, jogou todas suas fichas na sua proposta de renovar a política americana.
Nome completo: Barack Hussein Obama Jr.
Data de nascimento: 4 de agosto de 1961, Honolulu, Havaí
Família: Casado com Michelle Robinson Obama desde 3 de outubro de 1992. Tem duas filhas: Malia Ann e Natasha
Religião: Protestante
Educação: Occidental College, 1979-1981. Universidade de Columbia, 1983. Faculdade de Direito de Harvard, 1991
Carreira profissional: Trabalhou como advogado especializado em direitos civis em Chicago. Eleito para o Senado em 2004

Nenhum comentário: